Cartola FC vs Realidade FC


"Maicon? Prioridade do São Paulo deveria ser Calleri"

Neste artigo, o comentarista questiona a importância que o São Paulo está dando para a contratação do zagueiro Maicon (leia mais sobre este assunto em: Por que tanta luta para depreciar Maicon?). Na sua opinião, o clube está errado, pois a: "prioridade do São Paulo deveria ser Calleri", o atacante argentino. Ele escreve que: "tanto esportivamente quanto comercialmente, seria mais inteligente lutar para manter o atacante Calleri". E acrescenta que Calleri é: "mais novo e, comparativamente à posição de cada um, melhor jogador".

O comentarista comete alguns "deslizes" em sua análise, vamos a eles:


1. Técnica


Temos que concordar que tanto Maicon quanto Calleri são excelentes jogadores, que estão tendo um ótimo ano (até agora) e que ambos estão entre os (digamos) 5 melhores jogadores em atividade no Brasil, nas suas respectivas posições. Agora... afirmar, com certeza, que Calleri é melhor como centroavante do que o Maicon é como zagueiro.... é uma dose e tanto de "achismo". É a velha história de comparar maçãs com laranjas. Ainda mais agora que, depois de tanto tempo, o São Paulo conseguiu "acertar" a sua defesa e, por outro lado, não está tendo o "ataque dos sonhos" nem do mais fanático torcedor.


2. Pacote completo


Com todo o respeito à grande vontade e raça do atacante Calleri... além disso tudo, Maicon tem dedicação fora do campo, tem experiência maior, é mais disciplinado durante a partida, ajuda o desenvolvimento dos mais novos, tem um "apelo" maior junto à torcida, enfim... "vem com mais acessórios".


3. Desejo


Maicon deseja permanecer no São Paulo. Além de ter tido uma saída muito conturbada do Porto, não poupa elogios ao clube atual e tem sido parte ativa e importantíssima nas negociações entre São Paulo e Porto. Aí cabe uma pergunta vital: o mesmo acontece com o Calleri? Aparentemente não... o desejo do atacante sempre foi e ainda é: jogar na Europa, e por mais que esteja gostando do time atual, nunca demonstrou nenhuma vontade de, como Maicon, "comprar uma briga" para permanecer onde está.


4. Preço


Chegamos enfim ao ponto principal: o comentarista sabe qual a quantia financeira envolvida na negociação de cada um dos jogadores? Calleri é mais jovem (como o comentarista lembrou) além de ser atacante, por estas razões tem um valor de mercado muito maior. É muito simples dizer: "melhor comprar o fulano", como se vivêssemos em um mundo "Cartola FC", sem ter em mãos os dados financeiros envolvidos na operação. No mundo real, os contratos de jogadores tem preços, que variam muito (muito mesmo) e não podemos esquecer da situação financeira lamentável dos clubes e do Brasil, de modo geral.

No comments:

Post a Comment