Quem são os culpados?


"mais um gol contra da torcida do Palmeiras"


"castigar a burrice dos que acenderam o artefato"

O jogo Coritiba x Palmeiras, válido pelo Campeonato Brasileiro, estava sendo disputado em Coritiba, Palmeiras vencia o por 2 a 1 quando, aos 43 minutos do segundo tempo, torcedores do Palmeiras acenderam sinalizadores no estádio, o que obrigou o juiz a paralisar a partida. O jogo recomeçou e foram acrescidos 6 minutos no tempo do mesmo. Algo errado com este tempo? Nada... os 2 minutos que faltavam do tempo regulamentar mais 4 minutos de acréscimo "normais" de uma partida de futebol. Mas o futebol é cheio de "sortilégios" e o Coritiba conseguiu, aos 49 minutos do segundo tempo, o gol do empate.

Pronto... temos o cenário perfeito para os comentaristas apontarem um culpado: os sinalizadores! Segundo os comentaristas, se os sinalizadores não fossem acessos o juiz não daria 6 minutos de acréscimo e o Curitiba não empataria a partida. Bobagem... o acréscimo extra dado pelo árbitro por conta dos sinalizadores apenas substitui o tempo que não foi jogado porque o jogo estava parado, assim mesmo, todos nós sabemos que o tempo perdido durante as partidas, nunca é adequadamente acrescentado no final da mesma. De qualquer forma, o gol aconteceu aos 49 minutos, ou seja, tempo absolutamente dentro da média normal de acréscimo das partidas.


É importante que fique claro um ponto muito importante: o uso dos sinalizadores é proibido nos estádios e, por esta razão, não deve ser utilizado pelas torcidas em hipótese nenhuma. Seu uso não deve ser tolerado pelo árbitro da partida e muito menos pelas autoridades do estádio. Os infratores devem ser punidos de acordo com a lei. Dito isso, é inaceitável que "especialistas" do esporte, formadores de opinião, corroborem com esta versão colocando a culpa pelo empate exclusivamente na torcida, ignorando os verdadeiros "culpados" pelo resultado final da partida:


1. A falha/desatenção do Palmeiras.
2. O esforço do Coritiba nos minutos finais.
3. O erro do árbitro (uma vez que houve impedimento no gol de empate).

No comments:

Post a Comment