Deixe os gigantes em paz


"Maradona é maior que o gigante Messi"

O comentarista entra na "onda" de querer responder à pergunta: Quem é melhor, Maradona ou Messi? Se aproveita do fato da Argentina acabar de perder, na disputa de pênaltis, a final da Copa América, para "eleger" Maradona o melhor (não sem antes encher Messi de elogios) com a justificativa que: "vencer títulos com a seleção nacional é importante na hora de decidir quem é melhor".

Afinal de contas, quem é melhor, Maradona ou Messi?

Pergunta besta, sem importância, sem sentido, simples perda de tempo... é o mesmo que tentar responder: quem foi melhor: Newton ou Einstein? Mozart ou Beethoven? Steve Jobs ou Bill Gates? É lógico que os maiores expoentes em cada área podem ser comparados: quais eram as características mais fortes de cada um? Quais os seus pontos fracos? O que eles conquistaram? Onde eles falharam? Agora... ter a pretensão de eleger "O MELHOR", aí é demais.

Vejam só quantos problemas adicionais:

1. 19xx vs 20xx

Um jogou futebol nos anos 70-90, o outro começou a jogar nos anos 2000 e joga até hoje. O futebol mudou muito nestes 30 anos... os campeonatos são diferentes, a competitividade é diferente, as premiações são diferentes... tudo é diferente.

2. Individual vs Coletivo

O futebol é um esporte coletivo. Já é difícil (senão impossível) eleger "o melhor" em um esporte individual, como então fazê-lo, com precisão, em um esporte coletivo? A ação individual de cada um dos 22 jogadores em campo (sem contar as ações dos árbitros, é claro) influenciam diretamente a performance de todos, então como separar quanto cada jogador foi individualmente bom/ruim do quanto ele foi ajudado/atrapalhado pelos demais? Isoladamente, o simples fato de alguém jogar no time vencedor não o faz melhor do que um jogador do time perdedor.

3. Clube vs Seleção

O motivo maior da escolha do comentarista por Maradona foi a "importância" de vencer títulos com a seleção nacional. Quanto importante é este fator? Este raciocínio "vago" nos levaria a concluir, por exemplo, que Roque Júnior (campeão da Copa do Mundo em 2002 e da Copa das Confederações em 2005) foi melhor que Zico! Pior ainda, na realidade, a comparação entre Maradona e Messi neste quesito, não é exatamente tão favorável ao Maradona como o comentarista nos quer fazer acreditar:

Maradona

Campeão do Mundial Sub-20 - 1979
Campeão da Copa do Mundo - 1986
Vice-campeão da Copa do Mundo - 1990

Messi

Campeão do Mundial Sub-20 - 2005
Vice-campeão da Copa América - 2007
Campeão dos Jogos Olímpicos - 2008
Vice-campeão da Copa do Mundo - 2014
Vice-campeão da Copa América - 2015
Vice-campeão da Copa América - 2016

No comments:

Post a Comment