Um caso para estudo


"Tecnicamente, o time do São Paulo é inferior ao Corinthians, Palmeiras e Santos"

Neste texto o comentarista nos explica porque o São Paulo derrotou o Palmeiras... simples, pois: "quando falamos de raça, o Tricolor versão 2016 está imbatível", isso porque o técnico Bauza: "mudou completamente a cara do São Paulo" e deixou o time com uma: "cascuda defesa". Dênis é agora o: "goleiro guerreiro" e o comentarista, inclusive, já arrisca suas "previsões" para a Libertadores e até mesmo para o mundial de clubes: "com essa garra, o modesto time do São Paulo vai vencer a Libertadores e ouso dizer que vai dar muito trabalho ao Real Madrid". Certo... claramente temos inúmeros exageros por todo o texto e que, obviamente, seriam dignos de nota, no entanto eu gostaria apenas de comentar a afirmação que ele faz no início do artigo:

"Tecnicamente, o time do São Paulo é inferior ao Corinthians, Palmeiras e Santos".

Como o comentarista chegou a esta conclusão? Como ele conseguiu atribuir um "valor" para a "qualidade técnica" (isoladamente) de cada um dos jogadores destes quatro times? E o cálculo no "índice técnico" da equipe toda, como foi feito? Sério... acho que este conhecimento daria um excelente trabalho de mestrado/doutorado na área de esportes de alto rendimento.

2 comments:

  1. Sou fã do blog. Finalmente alguém botando os pingos nos i's sobre essa imprensa tosca. Vale a pena um post sobre o gênio Cosme Rimoli e sobre o Bertozzi da Espn que disse várias vezes esse ano que o Lugano serveria só de enfeite no sp

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Daniel, muito bacana seus elogios. A gente vai tentando contribuir com nossos "dois centavos" para esta questão. Obrigado pelas sugestões. Até mais.

      Delete