Um rotundo lucro


"Mais uma rotunda derrota"

Neste texto o comentarista escreve sobre a rescisão do contrato entre o time Tianjin Quanjian da China e o técnico Vanderlei Luxemburgo: "voltará ao Brasil para engrossar o time dos desempregados". Sem conseguir disfarçar a satisfação, o comentarista diz que Luxemburgo: "não resistiu ao fracasso na segunda divisão chinesa ao levar seu time ao modesto oitavo lugar em 12 jogos, com quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas". Informa que o treinador brasileiro: "deve voltar com muitos milhões de reais, mais de 26, no bolso". Finalmente conclui que: "financeiramente, terá feito um negócio da China", mas: "moralmente, mais uma rotunda derrota".

É importante que seja dito: apesar de reconhecer bons trabalhos de Luxemburgo no passado, não sou "fã" do mesmo e nem estou escrevendo este texto com o intuito de defender a "carreira" do treinador, suas conquistas ou sua história... nada disso.

O comentarista precisa se atentar que, claramente, Luxemburgo não aceitou a proposta de um time da segunda divisão da China, com o objetivo de melhorar a sua "moral", ter seu valor reconhecido, conquistar títulos, atingir metas esportivas ou mesmo engrandecer o seu currículo. É óbvio que seu objetivo maior (talvez único) era financeiro. Portanto, se depois desde curto espaço de tempo (apenas 12 jogos), vai voltar ao Brasil trazendo na bagagem cerca de 30 milhões de reais ou quase 35 mil salários mínimos, isso significa que sim, com certeza, o treinador foi muito bem sucedido, praticamente ganhou uma "Mega-Sena" do futebol, ou seja, teve na verdade, uma rotunda vitória. Dificilmente veremos o treinador na fila do seguro-desemprego...

No comments:

Post a Comment