Rabugento


"São Paulo desvaloriza Morumbi ainda mais"

O comentarista escreveu um artigo criticando os preços dos ingressos praticados pelo São Paulo nos jogos no Morumbi. Ele começa dizendo que: "seria ilógico cobrar no estádio do Morumbi os mesmos valores de ingressos praticados em arenas mais modernas"... mas em seguida vem a crítica: "cobrar menos da metade de seus adversários é desvalorizar o patrimônio". Sua reclamação faz sentido?

Infelizmente a vontade de criticar os dirigentes (que muitas vezes dão razão para isso) é tão grande que o comentarista faz uma avaliação extremamente superficial... vamos a alguns pontos:


1) Antes de mais nada temos que lembrar que, independente do preço do ingresso, os comentaristas sempre vão criticar: se o preço aumenta criticam que o público diminuiu na hora que o time mais precisa, se o preço abaixa então criticam que o clube deixou de arrecadar. Nada está bom.




2) O comentarista compara os preços praticados pelo São Paulo com os praticados por Corinthians e Palmeiras. Uma tolice sem tamanho, uma vez que os rivais possuem estádios mais novos, atrativos, confortáveis e, principalmente, com acesso muito mais fácil. Além disso, os dois clubes estão nas primeiras posições do campeonato enquanto o São Paulo é o penúltimo colocado. É claro que as torcidas adversárias estão mais motivadas a pagar preços maiores do que a torcida do São Paulo, assim como é óbvio a necessidade do clube trazer a torcida para o seu lado neste momento difícil, mesmo se for em detrimento de uma arrecadação maior.


3) Outro ponto importante que não é levado em conta pelo comentarista é a capacidade dos estádios comparados:


Morumbi = 72.039

Arena Corinthians = 47.605
Arena Palmeiras = 43.713

Vejam que o estádio do São Paulo comporta 51% mais pessoas que o estádio do Corinthians e 65% mais pessoas que o estádio do Palmeiras. Ou seja, lotados, mesmo cobrando a metade de seus adversários, o São Paulo arrecadaria apenas 24% a menos que o Corinthians e apenas 18% a menos que o Palmeiras. Levando-se em conta o item 2 mostrado acima, diferenças desta ordem de grandeza são muito pequenas.


4) Para finalizar: quanto o comentarista (que é formado em jornalismo) entende de estratégia para precificar uma partida de futebol? Será que estamos diante de um gênio que, sem formação/experiência em administração, economia ou gestão, é capaz de assegurar que o São Paulo está fazendo "um péssimo negócio"... ou é só "achismo" mesmo?


Em tempo: apesar de ser o penúltimo colocado do campeonato, o São Paulo tem a terceira melhor arrecadação do torneio, perdendo apenas para os clubes que o comentarista (espertamente) usou em sua comparação.

No comments:

Post a Comment