Mito não... estatística!


"Fim dos mitos"

O comentarista escreve que: "a inesperada final entre o colombiano Nacional de Medellin e o equatoriano Independiente del Valle é um fato que deve marcar época", porque segundo o comentarista, este fato: "destrói conceitos do passado, clichês baseados em orgulho e falta de informação". Em seguida ele lista os "clichês" que foram destruídos, itens como: o "peso" da camisa, a importância do "estádio", favoritismo, etc.

Apesar de interessante, o texto não é correto...

Primeiro é importante entender que os itens que o comentarista faz referência, não estão sendo chamados da maneira adequada:

clichê

Frase que se banaliza, chavão.

mito

Um fato cuja existência, presente na imaginação das pessoas, não pode ser comprovado.

Os itens listados por ele não são "clichês" e muito menos "mitos"... eles existem, são reais, são resultados de dados estatísticos.

A Copa Libertadores é disputada desde 1960 e, até hoje, já participaram nas suas 56 edições, 202 equipes diferentes de 11 países. Apesar desta enorme quantidade de times, apenas 9: Independiente (AR), Boca Juniors (AR), Peñarol (UR), Estudiantes (AR), Olimpia (PA), Nacional (UR), São Paulo (BR), River Plate (AR) e Santos (BR), conquistaram quase 70% dos títulos do torneio. Com relação aos países, a diversidade é ainda menor: Argentina e Brasil venceram, no total, mais de 70% das edições da copa.

Isto significa que sempre Brasil ou Argentina vencerão o campeonato? Não... é lógico que não! Dados estatísticos não garantem nada, servem apenas para analisar tendências, estudar probabilidades, arriscar prognósticos. Se o jogo é contra o Boca Juniors na Bombonera, isto significa que a outra equipe, necessariamente, vai perder? É claro que não! Uma equipe que nunca ganhou o título pode eliminar um time hepta-campeão? Sim... isso é ótimo, aí está a grande diversão do futebol!

Ok... mas esta "verdade estatística" nunca pode mudar? Sim... pode mudar sim! Mas isto não acontece "do dia para a noite", temos que dar "tempo ao tempo". Não é porque em 2016 vamos ter um time campeão pela primeira vez, que todos os dados estatísticos que temos até hoje devem ser imediatamente "jogados fora". Em 2008, por exemplo, assistimos com surpresa o primeiro título do Equador com a LDU, no entanto, nas outras 7 edições do torneio tivemos 4 vitórias brasileiras e 3 vitórias argentinas. Nas últimas 10 edições, Brasil e Argentina conquistaram 9 títulos (90%). Em 20 anos, os dois países ganharam 17 vezes a competição (85%).




No comments:

Post a Comment