Baixo nível técnico

"O Campeonato Brasileiro 2020, tecnicamente, é um dos piores da história"

O comentarista escreveu um texto dizendo que: "o Campeonato Brasileiro de 2020, tecnicamente, é um dos piores da história". A primeira vista parece ser uma informação interessante... mas, como o comentarista sabe disso? De onde ele tirou esta informação? Como ele chegou a esta conclusão?

Não fazemos a menor ideia.

E aí sim temos um grande problema. Os comentaristas, via de regra, não tem o menor compromisso com "dados reais", eles simplesmente soltam seus achismos (que mudam mais do que a direção do vento) como se fossem resultado de horas de pesquisas, baseadas em informações estatísticas. É um verdadeiro festival de "fake news", que iludem milhares (talvez milhões) de leitores, que acabam repassando as opiniões sem fundamento, nas redes sociais e nas rodas de bar, em um efeito cascata.

É muito comum vermos torcedores dizendo que o campeonato está fraco para desmerecer a liderança do time adversário (tipo: "o time A está em primeiro porque o campeonato está muito fraco"), um comportamento que carece de bom senso, é claro, mas neste caso temos algo um pouco diferente... o comentarista, que é ferrenho crítico dos pontos corridos, afirma que o nível técnico está horrível em uma tentativa bizarra de justificar o fato do campeonato estar emocionante. Ele escreveu: "mais pelo baixíssimo nível dos times do que pelos malditos pontos corridos, temos muita emoção nas duas pontas da tabela", uma afirmação ridícula, baseada simplesmente em achismo e criada exclusivamente para tentar satisfazer a sua ânsia pelo mata-mata.

Na verdade, não existe uma forma objetiva de "calcular" o nível técnico do campeonato e comparar com dados históricos de outros anos. Além disso, se o nível técnico está tão baixo assim, como explicar que o campeão e vice-campeão da Copa Libertadores (melhores times da América do Sul), são apenas o sexto e o oitavo colocados do campeonato?!?

No comments:

Post a Comment