Você é o culpado!


"A culpa não poderá ser colocada na conta da Pia"

O comentarista escreve em seu artigo que a nova técnica da seleção brasileira de futebol feminino, Pia Sundhage: "é um desafio para jogadoras e jornalistas" porque, segundo ele, antes dela: "toda decadência do futebol feminino era colocada nas costas do Vadão" e que a partir de agora: "não tem desculpa mais ... a culpa não poderá ser colocada na conta da Pia". Podemos fazer algumas reflexões sobre o seu texto.

É impressionante como o comentarista sempre quer "achar um culpado" para tudo! Uma hora é o goleiro que falhou ou então o atacante que perdeu o gol, outra hora o "culpado" é eleito por razões bem mais subjetivas, como por exemplo, o técnico que escalou o fulano ao invés do ciclano ou que, supostamente, mandou o time recuar ao invés de atacar (ou o contrário), ou então a estrela do time que "não jogou tudo que podia jogar". Tudo besteira. O futebol é um esporte coletivo... são 11 + 3 (substituições) jogadores de cada lado, mais os técnicos, auxiliares, preparadores, médicos, massagistas, etc. Fora este "exército" de pessoas, temos ainda a influência dos juízes e a pressão da torcida, jornalistas, dirigentes, empresários, família, COMENTARISTAS, etc. Com tantas variáveis envolvidas... com tanta imprecisão, com tanta incerteza... aparece o comentarista, dono absoluto da verdade e aponta um "culpado" para a derrota. Parabéns!

Agora, com a contratação da treinadora sueca, o comentarista afirma que vai ter que encontrar outro "culpado". Curioso... quer dizer que o fato da nova técnica ser bicampeã olímpica impede a mesma de ser eleita a "culpada" do dia?!? Qual é a lógica? Seguindo este raciocínio, ele nunca poderia "culpar" o multi-campeão Tite pelas derrotas da seleção, correto? Mas ele o faz... e com frequência.

No comments:

Post a Comment