Comentaristas na mesma linha


"A Chape chegou a fazer um gol legal que o VAR anulou"


"A Chape fez um gol anulado pelo VAR numa mesma linha das mais mesmas linhas que já vi"

Na partida São Paulo 4 x 0 Chapecoense, quando a partida já estava 3 a 0 para o time da casa, a Chapecoense fez um gol mas o bandeirinha marcou impedimento que, à primeira vista, parecia óbvio. A TV, no entanto, mostrou que o lance era bem difícil e, depois de um tempo, o VAR confirmou a marcação do bandeirinha e o gol foi mesmo anulado. Os dois comentaristas escreveram em seus artigos que o VAR errou. Eles estão certos?

Não, eles estão equivocados... o VAR acertou.

Com certeza eles basearam suas opiniões na imagem mostrada pela Globo e na fala do comentarista de arbitragem da emissora (que também se equivocou).



Primeiro apenas uma observação:

Lembremos que a imagem foi gerada pela Globo (não pelos árbitros de vídeo) e, por ser uma imagem estática, não podemos ter certeza se este é o exato momento em que o jogador da Chapecoense, que fez o passe, toca na bola. Como os jogadores estavam em movimento rápido (os do São Paulo saindo e os da Chapecoense entrando), qualquer fração de segundo pode alterar significadamente a situação. Existe a possibilidade do VAR ter feito a análise sobre uma foto com a posição dos jogadores sutilmente diferentes.

Agora o mais importante:

Dois fatores contribuíram para que esta imagem desse a falsa impressão que o tronco do jogador da Chapecoense está na mesma linha do pé do jogador do São Paulo:

1. A linha amarela foi desenhada muito grossa
2. O tronco do jogador da Chapecoense está muito mais alto do que o pé do jogador do São Paulo

Na verdade, o tronco do jogador está no início da linha e o pé está no final da mesma, praticamente fora dela. A diferença é pequena, mas o jogador estava mesmo impedido.

No comments:

Post a Comment