Ninguém merece! (parte 3)


"Pernambuco não merece"

"Atlético Goianiense, que não vai fazer falta alguma"

Na semana passada o comentarista escreveu um texto lamentando a possibilidade do Sport ser rebaixado para a série B do campeonato brasileiro, porque, segundo ele: "Pernambuco não merece". Raciocínio curioso... uma vez que quatro times são, com certeza, rebaixados todos os anos, isto nos leva a pensar: será que os "estados" de todos estes times "mereciam" o rebaixamento? No ano passado, por exemplo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Minas Gerais mereciam o rebaixamento de Internacional, Figueirense, Santa Cruz e América Mineiro? O que tem a ver o rendimento de uma equipe de futebol em campo com o "merecimento" do estado? Muito esquisito... principalmente porque segundo o comentarista, o estado de Goiás "merece" o rebaixamento! Afinal de contas, ele escreveu em seu último artigo: "a rodada definiu o primeiro rebaixado, o Atlético Goianiense, que não vai fazer falta alguma". Então o torcedor de Goiás merece? Será que o Pernambucano é melhor do que o Goiano? Qual a lógica?

O fato é que comentarista adora fazer discurso dizendo que uma torcida ou um estado "não merece" que um time caia. Quanto maior for a tradição do clube e o tamanho da sua torcida, mais se acentua este comportamento sem sentido. Ano passado, com o rebaixamento do Internacional, os comentaristas ficaram indignados com o "não merecimento" do rebaixamento (dê uma olhada nos textos: Ninguém merece! (parte 1) e Ninguém merece! (parte 2)). Observe que ninguém estava preocupado com o sofrimento do torcedor do Figueirense, Santa Cruz e América! E o comentarista confirma o raciocínio torto ao explicar que o Atlético Goianiense não vai fazer falta: "porque sem tradição e sem torcida".

E mais... no texto em que o comentarista diz que Pernambuco não merece o rebaixamento, ele justifica dizendo que o estado é terra de Rivaldo, Ademir de Menezes, Manga e Juninho Pernambucano, como se a história futebolística do estado fosse critério de classificação no campeonato. Alguém poderia lembrar o comentarista que Goiás é a terra de Paulo Nunes, Baltazar, Lucas Silva e Túlio Maravilha... e aí? Como fica?

No comments:

Post a Comment