Comentaristas produzem mais textos sem sentido do que somos capazes de ler


"Gênios do Barcelona produzem mais gols do que time é capaz de marcar"

Talvez ainda maravilhado pelos 6 a 0 que o Barcelona fez sobre a equipe do Getafe e na tentativa de exaltar o trio ofensivo Messi, Suárez e Neymar, o comentarista inventou uma estatística inédita... somou o número de gols mais o número de assistências dos três atacantes: "Messi marcou 36 gols e deu 18 passes para gol; Suárez fez 42 gols e ofereceu 17; Neymar marcou 25 vezes e 18 assistências" e comparou o resultado com o número de gols total do time: "Barcelona marcou 132 gols. Messi, Neymar e Suárez juntos contribuíram com 153". Ficou extasiado com o resultado que encontrou: "Eles participam de mais gols do que o Barcelona é capaz de marcar".

O comentarista se esqueceu que na somatória feita por ele, o mesmo gol acaba sendo contado duas vezes (ex: gol do Messi com assistência do Neymar, gol do Suárez com assistência do Messi, etc). Isto torna a comparação muito estranha e a conclusão que ele chegou totalmente sem sentido. Se ele deseja mesmo somar gols com assistências na sua comparação, então ele precisa também somar todas as assistências no total de gols do time todo.

Gostei muito do comentário do leitor "guilhermepf" que conseguiu sintetizar o que foi explicado acima em apenas uma frase de muito bom humor: "Esta conta não faz o mínimo sentido... somando maça e banana e contando tudo como abacaxi".

:-)

No comments:

Post a Comment