Terceirizado é a nona!

"Não fossem os terceirizados, a torcida do Flamengo seria a nona do país"

O comentarista adora criar polêmicas, principalmente envolvendo os times com as maiores torcidas do Brasil. Se puder "criar" alguma notícia sobre o clube com a maior torcida (veja a pesquisa Datafolha aqui) melhor ainda. Pois é exatamente isso que ele fez em seu artigo, onde escreveu que a: "grande parte da nação rubro-negra mora fora do Rio de Janeiro" e que, por isso: "poucos são apaixonados única e exclusivamente pelo clube carioca" e encerrou o texto dizendo que: "não fossem os terceirizados, a torcida do Flamengo seria a nona do país". Uma besteira sem tamanho.

Em primeiro lugar o comentarista se comporta como um estudante do ensino médio, torcedor de um clube rival, que escreve para o jornalzinho do colégio. Não se dá ao mínimo de trabalho de pesquisar e apresentar métricas que confirmem a sua afirmação. Ele se limita a dizer que: "é só ver o tamanho da população do estado do Rio de Janeiro", como assim?!? Como este fato, isoladamente, é suficiente para justificar que a torcida do Flamengo seja menor que a do Grêmio e do Internacional (a população do Rio Grande do Sul é menor do que a do Rio de Janeiro) ou, pior, menor do que a do Vasco (que também é do Rio de Janeiro)?!?

O comentarista poderia ter feito uma conta rápida e percebido que "apenas" os quase 50% de torcedores do Flamengo do estado do Rio de Janeiro (cerca de 8 milhões de pessoas) já representam mais do que as torcidas, do Brasil inteiro, de Vasco, Grêmio, Inter, Santos e Atlético Mineiro. De qualquer forma, se vamos considerar apenas os torcedores do Flamengo no estado do Rio De Janeiro, temos que fazer o mesmo para os outros times com relação aos seus estados, não é mesmo? A diferença vai aumentar mais ainda.

Por fim, ao menosprezar os torcedores de outros estados, além de estar flertando com o preconceito (xenofobia) o comentarista se esquece que existem sim, muuuitos torcedores de verdade do Flamengo fora do estado do Rio de Janeiro, especialmente no estado de Minas Gerais e nos estados da região Nordeste. Isto acontece por várias razões históricas e culturais, desprezar este fato é não conhecer a história do Brasil.



No comments:

Post a Comment