Comentário sem importância

"O último título importante do São Paulo foi conquistado em 2008, o hexacampeonato brasileiro"

O comentarista, que não tem tido muitas alegrias com o seu time, parece que "sentiu o golpe" do São Paulo ter assumido a liderança do Campeonato Brasileiro. Ao escrever sobre o jogo Goiás 0 x 3 São Paulo, ele tratou de desviar o foco da ótima campanha tricolor e provocou a torcida escrevendo logo no primeiro parágrafo: "o último título importante do São Paulo foi conquistado em 2008". Obviamente, um disparate.

O último título importante do São Paulo foi, na verdade, conquistado em 2012, a Copa Sul-Americana.

A Copa Sul-Americana é uma competição continental de clubes de futebol da América do Sul, organizada pela Conmebol e disputada desde 2002. Entre os campeões estão times como Boca Juniors (2x), Independiente (2x), River Plate, LDU e São Lorenzo, além dos brasileiros Internacional (2008), São Paulo (2012), Chapecoense (2016) e Athletico Paranaense (2018). O respeitado ranking da Folha de São Paulo, por exemplo, atribui 15 pontos para o campeão da Copa Sul-Americana, mesmo número de pontos da Copa do Brasil e Taça do Brasil; e 5 pontos a mais do que o Campeonato Paulista ou o Torneio Rio-São Paulo; que são campeonatos que o comentarista considera "importantes".

Afirmar que o título da Sul-Americana não tem importância é uma grande besteira, uma tolice inexplicável, especialmente se consideramos a experiência do comentarista, mas a questão fica ainda mais curiosa quando vemos que em 2018, o mesmo comentarista escreveu no dia da partida final da Sul-Americana: "Athletico Paranaense diante de seu MAIOR momento". Como o Athletico Paranaense já havia conquistado o Campeonato Brasileiro em 2001, concluímos que o comentarista considerava o título da Sul-Americana mais importante que o brasileiro, certo? Perdeu a importância? Será que caso o Corinthians venha a ser campeão, a Sul-Americana volta a ser considerada importante?



No comments:

Post a Comment