Porque eu quero e pronto


"O Botafogo tem de ser julgado por ato do torcedor racista."

O comentarista está revoltado (quando ele não está?)... ele quer que o Botafogo seja eliminado da Copa do Brasil por conta do vídeo feito na partida Botafogo 0 x 0 Flamengo que culminou na acusação de injúria racial do torcedor Botafoguense. A vontade de criticar é tão grande (quando não é?) que o comentarista comete uma série de erros.

Erro 1: o comentarista diz que o Botafogo deve ser excluído: "como aconteceu com o Grêmio". Isto é uma falácia por dois motivos. Em primeiro lugar porque as situações são diferentes, no caso do Grêmio um número enorme de torcedores cometeu a injúria e no caso do Botafogo apenas uma pessoa. Em segundo lugar porque o Botafogo só deve ser punido caso ele mereça a punição e não "porque o Grêmio foi". Caso tenha havido um erro no caso do Grêmio, isto não justifica que se cometa outro erro agora.

Erro 2: o comentarista cita o artigo 243-G do Código Brasileiro da Justiça Desportiva onde consta que o clube pode ser punido: "caso a infração seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas" e ironiza a exigência de "considerável número de pessoas" afirmando que: "um pode, não tem problema algum". Ridículo... ninguém disse que "um pode"... pergunte ao torcedor que, apesar de estar em liberdade provisória, irá responder a processo por injúria racial podendo pegar até 3 anos de cadeia, terá que se apresentar a uma delegacia em todos os jogos do Botafogo e não poderá se ausentar do estado durante a tramitação do processo! Por outro lado, do ponto de vista de punição ao clube, existe sim uma diferença enorme entre um ato cometido por milhares de torcedores e um ato isolado de um torcedor.

Erro 3: por fim, independente do comentarista concordar ou não com o artigo 243-G, a lei tem que ser seguida do jeito que ela está escrita. Se na lei esportiva consta que a punição deve acontecer apenas nos casos que a infração for praticada por "considerável número de pessoas", não é a vontade do comentarista que vai mudar este fato e, no caso do Botafogo, o ato não foi praticado por "considerável número de pessoas".

No comments:

Post a Comment