Dá zero para ele!


"Flamengo é quem mais sofre com erros da tabela do Brasileirão"

Antes de tudo: em um campeonato longo, com 38 jogos disputados em turno e returno, já acho um exagero falar que a tabela de jogos favorece o time A ou desfavorece o time B, afinal de contas, se em um momento uma equipe tem uma sequência de jogos em casa, em outro terá uma sequência fora equilibrando as coisas. Se um clube tem partidas mais difíceis no início, depois terá partidas mais fáceis, além disso: quem consegue dizer com certeza quais serão os jogos fáceis e quais serão os difíceis? Basta ver o que escreveram os comentaristas antes da partida Grêmio 0 x 2 Avaí! Em um torneio longo, diferenças deste tipo acabam sendo atenuadas. Agora... independente desta discussão... o comentarista cometeu um grande erro!

Ele escreveu que o: "Flamengo é quem mais sofre com erros da tabela do Brasileirão", ou seja, o comentarista afirmou exatamente o contrário do que mostrou o estudo do engenheiro Horácio Nelson Wendel. O engenheiro, além de ser aficionado por tabelas de campeonatos, foi um dos mentores das primeiras configurações do Brasileirão por pontos corridos (2001 e 2003) e já fez várias sugestões de melhorias em tabelas de vários torneios. Segundo sua análise, a tabela do Brasileirão tem realmente inúmeros erros (73 nas contas dele) mas, ao contrário do que o comentarista afirma, o Flamengo seria o clube que mais leva VANTAGEM com os erros!


Esta opinião errada do comentarista se torna mais sofrível ainda quando lembramos que o comentarista é justamente o "especialista" em estatísticas do futebol. Talvez fosse bom voltar para as aulas de matemática...


No comments:

Post a Comment