O leitor tem que se virar...


"Imprensa tem que se virar para narrar jogos no Morumbi"

O comentarista postou uma foto do gramado do Morumbi tirada de dentro da cabine de imprensa do estádio e, baseado apenas nesta foto, criticou a distância da cabine ao campo escrevendo que a: "Imprensa tem que se virar para narrar jogos no Morumbi". Será que o comentarista tem razão em sua crítica?



Não tem... o comentarista está totalmente errado.

A foto apresentada pelo comentarista claramente não reproduz o que os olhos dos jornalistas veem quando estão na mesma cabine onde a foto foi tirada. Para entender exatamente como isto funciona, teríamos que nos aprofundar em questões técnicas como distância focal, campo de visão e principalmente sobre a fisiologia humana no que diz respeito à visão e o processamento da imagem pelo nosso cérebro.



Um leitor, com toda razão, escreveu um comentário indignado lembrando que: "do último lance das arquibancadas, que é bem mais longe, conseguimos distinguir facilmente os jogadores, os números nas camisas e as publicidades do outro lado do estádio, nesta foto ridícula não se enxerga nem o placar eletrônico". Você acha que o comentarista foi tentar se informar melhor sobre a foto, para saber se ela se assemelha ou não ao visto a olho nu? Que nada... o comentarista apenas se limitou a dizer que: "a foto é do Mauro Beting". Tipo... vai reclamar com ele, não comigo. Desanimador.

Outro ponto que o comentarista se esqueceu (ou não fez questão de se lembrar) é o fato dos jornalistas terem uma série de recursos auxiliares para a transmissão dos jogos, que incluem além dos repórteres em campo, as imagens de "trocentas" câmeras espalhadas pelo campo e que, por esta razão, muitas vezes as TVs nem enviam profissionais ao local do jogo.

No comments:

Post a Comment