Normal


"O Santos é um dos casos no mundo de time com mais torcida fora do que dentro de seu município"

Neste texto, o comentarista nos explica que o Santos, de modo peculiar, é: "um dos casos no mundo, de time com mais torcida fora do que dentro de seu município", no caso, a cidade de Santos. Ele também diz que o Santos: "não é o único e o Flamengo é outro exemplo".

O comentarista erra feio ao achar que existe algo de "especial" em um time ter a maior parte da torcida localizada fora de sua cidade. Na verdade, esta é o situação "normal" para os "grandes" times de futebol do Brasil e do mundo.


Vejam, por exemplo, o tamanho das torcidas dos clubes da cidade de São Paulo e comparem a quantidade de torcedores do município e fora dele:




Agora, comparem o número de torcedores de Belo Horizonte e de fora da cidade, para os 2 clubes de lá:



Tem muuuito mais torcedores fora do que dentro da cidade, em todos os casos.

Se fizermos a mesma análise no Rio de Janeiro o resultado será semelhante. E fora do Brasil? Alguém duvida que a maioria dos 45 milhões de torcedores do Barcelona vivem fora da cidade de Barcelona (1,6 milhões de habitantes)? Seria possível que a maioria dos 40 milhões de torcedores do Real Madrid estivesse em Madrid (3,2 milhões de habitantes)? Como poderíamos ter a maioria dos 21 milhões de torcedores do Milan vivendo em Milão (1,3 milhões de habitantes)? Que tal a maioria dos 20 milhões de torcedores do Bayern dentro da cidade de Munique (1,3 milhões de habitantes)?

No comments:

Post a Comment