Escrever sem pensar é golpe?


"Facebook censura Fernando Morais"

O comentarista escreve artigo indignado dizendo que: "o jornalista e escritor Fernando Morais está suspenso por três dias no Facebook". O motivo? Segundo o comentarista, o Facebook o censurou porque: "ele escreveu que quem apoia o golpe é golpista".



Como assim? Você conhece alguém que foi bloqueado no Facebook porque usou a palavra "golpe" ou "golpista"?

Não é necessário pensar muito para perceber que tem algo errado com esta história...


Para nossa sorte, o comentarista incluiu em seu artigo a mensagem original, postada por Fernando Morais, que por não seguir os padrões da comunidade Facebook, provocou o bloqueio temporário de 3 dias do jornalista:




Ahhhh... o bloqueio temporário não tem nada a ver com a palavra "golpe" ou mesmo "golpísta"... o problema é a frase final da postagem, escrita em francês: "a chacun, son boche", que utilizando-se do apelido pejorativo "boche" que foi dado aos alemães durante a Segunda Guerra, pode ser traduzido livremente para: "cada um tem o alemão que merece". Convenhamos... de péssimo gosto!

Podemos concordar ou não com a política de postagens do Facebook... podemos achar que a empresa faz muito bem ao evitar frases como esta ou podemos achar tudo isso uma grande besteira...


O que não podemos é admitir que um comentarista, com quase 400 mil seguidores na mesma rede social, repasse uma tolice dessas (que o Facebook censura quem chama o impeachment de golpe) sem antes procurar entender melhor o que realmente aconteceu.

Em tempo: alguns leitores escreveram avisando o comentarista sobre a frase em francês mas, infelizmente, o comentarista não deu a menor atenção.


No comments:

Post a Comment