Respondendo ao comentarista

"Por que não utilizaram a tecnologia para flagrar a ofensa contra o brasileiro?"

O comentarista escreveu um artigo criticando o árbitro que expulsou Neymar por ter dado um tapa na cabeça do zagueiro espanhol Alvaro González porque, segundo o atacante do PSG, sofreu ofensas racistas. O comentarista praticamente defendeu a agressão física como reação às ofensas racistas, ao questionar: "tem outro jeito?". Ele também criticou a atuação do VAR e perguntou: "por que não utilizaram a tecnologia para flagrar a ofensa contra o brasileiro?". O comentarista está certo em suas críticas?

Não, ele está totalmente errado.

- O árbitro errou ao expulsar Neymar?

Se o árbitro tivesse ouvido as supostas ofensas racistas (não parece ser o caso), é óbvio que o jogador do Olympique de Marselha deveria ser expulso, mas independente disso, ao ser alertado da agressão de Neymar pelo VAR, o juiz tinha a obrigação de expulsar o atacante brasileiro. Em outras palavras, uma ofensa racista é totalmente desprezível e deve ser punida severamente, mas a resposta a uma ação racista jamais pode ser a agressão, isto também não pode ser aceito. Respondendo ao comentarista: "tem outro jeito?", sim... tem.

- O VAR deveria ter sido utilizado para flagrar a ofensa?

Não existe a menor possibilidade do VAR atuar em casos como este, o VAR é totalmente "surdo", ele não pode usar áudio nem leitura labial na verificação dos lances da partida. Em outras palavras, o árbitro de vídeo pode avisar o juiz principal que o zagueiro disse algo a Neymar, mas ele não tem como afirmar o que foi dito. Respondendo ao comentarista: "por que não utilizaram a tecnologia?", porque além de não ser possível, também seria ilegal.



No comments:

Post a Comment