Pergunta lá no estádio Rei Pelé

"Todo estádio brasileiro deveria chamar Rei Pelé"

Aparentemente o comentarista está empenhado em subir no ranking do blog do Comentarista ao Quadrado, só pode ser esta a explicação para o artigo que ele escreveu. No texto, ele diz concordar com a mudança do nome do estádio Maracanã de "Mário Filho" para "Rei Pelé", e mando a seguinte pérola: "todo estádio brasileiro deveria chamar Rei Pelé". Eu poderia dizer que é uma ideia estapafúrdia... mas vou mais direto ao ponto: que coisa ridícula!

Antes de comentar sobre todos os estádios chamarem "Rei Pelé", vamos à questão da mudança no nome do Maracanã...

O Maracanã não tem o nome que tem por obra do acaso... Mário Filho é considerado o maior jornalista esportivo brasileiro de todos os tempos, ele foi o responsável pela fundação do primeiro jornal do Brasil inteiramente dedicado ao esporte, foi ele quem criou os Jogos da Primavera, os Jogos Infantis, os desfiles competitivos de Carnaval e o Torneio Rio-São Paulo, que acabaria se tornando o atual Campeonato Brasileiro. Como se tudo isso já não fosse suficiente, o Maracanã recebeu o seu nome em reconhecimento por todo o seu apoio e luta pela construção do mesmo. Tudo isso aconteceu, muito antes que Pelé tivesse feito o seu primeiro gol como profissional.

Quando os políticos resolvem mudar o nome de algo, uma parte da história esta fadada ao esquecimento, ou seja, existe uma responsabilidade muito grande por trás deste ato. O Pelé merece esta homenagem? É claro que o melhor jogador de futebol do mundo de todos os tempos merece, não há dúvida, mas será que Mário Filho merece esta "desomenagem"? É também óbvio que não!

E quanto à fantástica ideia de chamarmos todos os estádios de "Rei Pelé"?

Melhor que esta ideia é o silêncio...


No comments:

Post a Comment