Anula a partida... SQN

"STJD: aceite a reclamação vascaína"
"Obviamente que sou contra a anulação da partida"

A comentarista escreveu um artigo confuso onde ela opina sobre o pedido de anulação da partida Vasco 0 x 2 Internacional, feito pelo Vasco ao STJD. Ela inicia o texto dizendo claramente: "STJD: aceite a reclamação vascaína", porém no final escreve: "obviamente que sou contra a anulação da partida". Como assim?!? O Vasco pede a anulação da partida, a comentarista é contra a anulação mas pede que o tribunal aceite o pedido para anular a mesma? Que confusão!

Ela tenta justificar este paradoxo (digno das viagens no tempo do filme "De volta para o futuro") argumentando que ela quer que o STJD abra a caixa preta do VAR e, para que isso aconteça, o tribunal precisa aceitar a reclamação vascaína. Na visão curiosa da comentarista, o tribunal deve aceitar a reclamação (anular a partida), fazer uma "devassa" no funcionamento do VAR e, no final, acabar não anulando a partida. Tipo... era só brincadeira gente!

E por que ela quer tanto uma investigação no VAR? Porque, ela não aceita os erros da ferramenta e questiona: "não era infalível?". Não!!! Ninguém jamais disse que a ferramenta era "infalível". Nada é "infalível" neste mundo (nem os planos infalíveis do Cebolinha contra a Mônica). O objetivo do VAR é melhorar a qualidade da arbitragem em geral, diminuindo sobremaneira os erros grosseiros (impedimentos claros, gols feitos com a mão, bola que ultrapassou ou não ultrapassou os limites, etc). Isto não quer dizer que a ferramenta é "infalível" e que nunca mais teremos erros.

Seria mais interessante solicitar à CBF (ou levantar por conta própria) informações objetivas do uso do VAR. Por exemplo, no Campeonato Brasileiro, quantas vezes o VAR alterou a marcação dos árbitros de campo? Nestes casos, quantas vezes ele acertou e quantas ele errou? Quantas vezes ele não alterou a marcação de campo mas deveria ter alterado? Aí sim poderíamos mensurar quanto o VAR está, ou não está, contribuindo para a justiça do resultado.

1 comment:

  1. Anonymous3/2/23 10:49

    This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete