Está desculpado


"Ao contrário de muitos de vocês, nunca estive em um time, em um campeonato, em um vestiário."

O comentarista escreveu um artigo criticando uma série de práticas comuns no futebol, usadas para incentivar os jogadores antes das partidas. Segundo ele "preleção, gritos fanáticos, aves marias berradas em milhões de decibéis, etc... são uma bobagem muito grande". Será mesmo bobagem?

Não exatamente... vários estudos já mostraram a importância da chamada "preleção" como ferramenta de ajustes, de finalização, de motivação, de concentração e de mobilização do grupo para o objetivo comum. A preleção é um instrumento comumente usado não apenas no futebol mas também em outros esportes coletivos como basquetebol ou voleibol. O comentarista, no entanto, fez um ressalva muito interessante em seu texto: "como já confessei algumas vezes, nunca tive habilidade alguma em jogo algum" e o mais importante: "ao contrário de muitos de vocês, nunca estive em um time, em um campeonato, em um vestiário". Ah tá... agora está explicado...

Na verdade o comentarista não faz ideia da importância deste tipo de atividade porque não tem conhecimento no assunto sobre o qual está escrevendo. O comentarista ainda escreveu: "por isto, me desculpem". Claro... você está desculpado, mas o certo seria não dar opinião sobre algo que não tem conhecimento, não é mesmo?

No comments:

Post a Comment