Comentarista óbvio


"Brasileirão ficou óbvio... Tipo Campeonato Espanhol..."

O comentarista, em sua luta incessante pela volta dos "pontos corridos", escreveu um artigo criticando o Campeonato Brasileiro dizendo que o mesmo: "ficou óbvio... Tipo Campeonato Espanhol" que, segundo ele: "começa e todo mundo já sabe que o título ficará com o Real Madrid ou com o Barcelona". Esta comparação está correta?

Não, a comparação é bem "forçada" e a conclusão pior ainda.

Desde 2003 (início dos pontos corridos) tivemos 7 campeões diferentes no Brasil contra apenas 4 na Espanha no mesmo período. Parece pouco? Não é... isto significa 75% a mais... é bastante!

Compare o número de campeões diferentes desde 2003 nos campeonatos nacionais mais importantes do mundo:

7 = Brasil
7 = Alemanha
7 = França
5 = Inglaterra
4 = Itália
4 = Espanha

Ainda tem algo mais importante: na Espanha os dois maiores vencedores (Real Madrid e Barcelona) ganharam juntos quase 90% dos campeonatos disputados, muito diferente do Brasil onde os dois maiores vencedores não ganharam metade disso (45%).

Vejam a grande diferença nos gráficos a seguir:




Segundo o comentarista: "clubes fora do eixo SP-RJ-MG e RS dificilmente chegam entre os quatro primeiros" e propõe como solução, ao invés de atacar a causa do problema, acabar com a decisão por pontos corridos, adicionando uma série mata-mata no final, que privilegiaria não a qualidade dos times, mas sim a sorte, para a definição do campeão. Uma solução absurda... é o "rabo abanando o cachorro".

Na verdade a vantagem dos times de SP, RJ, MG e RS pode ser melhor analisada (entre outros motivos) pela distribuição das cotas de televisão. Veja, por exemplo, como foi no ano de 2018 (valores em milhões de reais):

170 = Corinthians(SP), Flamengo(RJ)
110 = São Paulo(SP)
100 = Palmeiras(SP), Vasco(RJ)
80 = Santos(SP)
60 = Atlético(MG), Botafogo(RJ), Cruzeiro(MG), Fluminense(RJ), Grêmio(RS), Inter(RS)
35 = Athletico(PR), Bahia(BA), Sport(PE), Vitória(BA)
...

É o "princípio Tostines": os times recebem mais porque são mais vezes campeão ou são mais vezes campeão porque recebem mais?!?

Enfim... de óbvio, temos o já conhecido chororô da volta do mata-mata...

No comments:

Post a Comment