Comentarista calculista


"12 pontos atrás... não pega mais. Já era."

O comentarista e "engenheiro que nunca buscou o diploma" ataca outra vez! Em Junho, o campeonato mal tinha começado (faltavam 34 rodadas) e ele disse que era impossível para o Santos: "tirar sete pontos de diferença" para o Corinthians (veja o texto Matemática elementar). Agora, após a décima-primeira rodada, ele fez novos cálculos e concluiu que se o Flamengo não vencesse o Vasco (caso isso não acontecesse ele ficaria 12 pontos atrás do Corinthians), não daria mais para o rubro negro ser campeão, ele profetizou: "Já era". É verdade... já era... a minha esperança de ver um comentário melhor!

O raciocínio é extremamente simples (não é necessário ser engenheiro com/sem diploma): faltam 26 rodadas para o fim do campeonato. São SETENTA E OITO pontos em disputa. Por que seria impossível tirar uma diferença de 12 pontos nos 78 que ainda serão disputados, se foi possível ao Corinthians abrir 12 pontos em apenas 36 disputados até agora?!? Como o Corinthians conseguiu esta performance duas vezes melhor do que o "impossível"? Foi milagre? Bruxaria?



O comentarista não se lembra do Campeonato Brasileiro de 2009? Quando o próprio Flamengo estava na sexta posição, 10 pontos atrás do líder (Palmeiras), faltando apenas 10 rodadas (30 pontos) e acabou sendo o campeão. Se foi possível tirar 10 pontos em 30 que faltavam, por que é impossível tirar 12 pontos em 78 que faltam agora? Pior ainda: Flamengo e Corinthians ainda vão jogar duas vezes.

Seria tão bom se os comentaristas parassem com esta mania de ser o "sabe tudo" e querer sempre adiantar que o time A já é o campeão... que o time B já caiu... que o time C não tem mais chance. Para dar estes "chutes" já temos os torcedores...

No comments:

Post a Comment