Sem sofrimento


"Time bom mesmo não pode sofrer por jogar fora de casa"

O comentarista escreveu que: "não é possível que o simples fato de jogar fora de casa intimide um visitante melhor que o anfitrião". Para reforçar seu pensamento, ele cita o Cruzeiro eliminado da Copa Sul-Americana após a derrota para o Nacional em Assunção e o Fluminense que perdeu para o Liverpool em Montevidéu. Segundo ele, os dois clubes deveriam ter seguido o exemplo do Corinthians: "que enfrentou o adversário mais forte, a Universidad de Chile, no Estádio Nacional lotado e venceu por 2 a 1". Este raciocínio faz sentido?

É fácil (e parece óbvio) dizer que o time mais forte não deve se intimidar simplesmente por estar jogando fora... mas existem uma série de fatores que precisam ser computados nesta "matemática". Considere o desgaste por conta da viagem, acrescente a falta de qualidade do juiz (que costuma ser "caseiro") e o desconhecimento/qualidade do campo de jogo, multiplique pela influência da torcida e pela falta de segurança dos jogadores, finalmente leve em conta a questão psicológica de cada jogador (para lidar com todos estes fatores adversos)... o resultado são jogos fora de casa (principalmente no exterior) normalmente mais complicados.




Em cima de tudo isso, temos ainda que considerar o fato do futebol ser um esporte altamente imprevisível, onde surpresas acontecem o tempo todo... um dia o time faz um jogo perfeito mas logo em seguida faz uma partida péssima. Por isso (também) que o esporte é tão bacana.


Pensando nisso, percebemos o oportunismo do comentarista ao escrever este texto justamente quando o seu time do coração fez uma excelente partida fora de casa! Por que ele não escreveu o mesmo texto após Brusque 0 x 0 Corinthians, partida da Copa do Brasil, onde o Corinthians jogou fora de casa e, sofrendo o tempo todo, precisou da disputa nos pênaltis para eliminar a equipe de Santa Catarina que disputa a série D do Brasileiro? Ao invés de "bom exemplo", neste caso o Corinthians seria o "mau exemplo".

Vai ver que Cruzeiro e Fluminense seguiram o exemplo deste jogo...

No comments:

Post a Comment