Má oi... vem prá cá... vai prá lá...


"Libertadores terá sorteio para evitar confrontos entre os grandes times"

Mais um comentarista concorrendo ao prêmio "Lógica Futebolística 2016"...

Segundo o comentarista, uma das premissas da Conmebol para definir as mudanças na Copa Libertadores do próximo ano foi: "evitar confrontos entre os grandes times do continente logo de cara nas eliminatórias". Atualmente, os confrontos são estabelecidos de acordo com a classificação na fase de grupos, com o primeiro enfrentando o décimo-sexto, o segundo jogando contra o décimo-quinto, e assim por diante. E qual será agora a solução "mágica" para evitar que dois times "grandes" se enfrentem?


R: Sorteio!!!

Gostaria muito que o comentarista explicasse porque o sorteio é uma opção melhor para evitar: "um cruzamento entre um São Paulo e Corinthians logo de cara". Com o método atual, pelo menos existe a tendência que os times grandes fiquem na parte de cima da classificação (e, desta forma, não se enfrentem), mas com o sorteio qualquer cruzamento pode acontecer... o sorteio não evita absolutamente nada e, além disso, é um método bem menos justo de se estabelecer os cruzamentos, do que o método atual.

Tentando justificar o injustificável, o comentarista diz que com a forma atual: "já houve confrontos entre Boca Juniors e River Plate, Flamengo e Corinthians". Mais uma tolice! Após dezenas de edições e centenas de partidas, é óbvio que vários confrontos "indesejáveis" ocorreram... mas quando os confrontos passarem a ser definidos por sorteio, a probabilidade é que o número de cruzamentos de times "grandes" aumente.

No comments:

Post a Comment