O pesadelo sem fim

"Fla x Atlético em 81. Um chororô de 40 anos."

O comentarista flamenguista resolveu dar o seu "depoimento" sobre o fatídico jogo Flamengo 0 x 0 Atlético Mineiro, pela Libertadores de 1981, onde o juiz José Roberto Wright acabou com a partida (literalmente) ao expulsar "meio time" do Atlético, eliminando o time mineiro e classificando o time carioca, que acabaria campeão da Libertadores naquele ano. Este jogo ficou conhecido como "o maior roubo do futebol mundial". Alguém tem alguma dúvida de qual "lado" o comentarista vai ficar?!?

Nem o mais otimista dos torcedores teria alguma esperança que o comentarista, conhecido por ser bairrista e defensor ferrenho do time que torce, assumiria o fato claro e evidente que o Atlético foi prejudicado naquele jogo por uma arbitragem catastrófica, mesmo assim, chamou a atenção a forma que o torcedor, digo, comentarista, "analisou" os fatos daquela partida. No fantástico mundo preto e vermelho dele, Wright (que, após esta partida, deveria ter mudado o nome para "Wrong") agiu de forma correta ao punir a "violência" do Atlético e ainda chamou o pesadelo sem fim dos torcedores mineiros de: "chororô de 40 anos".

Um absurdo... assista você mesmo a este capítulo triste da história do futebol brasileiro:


Com relação à primeira expulsão, depois de falta normal de Reinaldo em Zico, ele escreveu: "
foi derrubado CRIMINOSAMENTE por Reinaldo", em uma frase não apenas exagerada mas, esta sim, um verdadeiro crime para o futebol.

Com relação à segunda expulsão, depois que o juiz "roubou" a bola do Éder que queria bater rápido uma falta, ele escreveu: "Éder deu um chambão no juiz", mostrando que provavelmente o comentarista estava com a vista encoberta por uma bandeira do Flamengo, uma vez que foi o juiz que deu um empurrão no Éder. O próprio Wright, confrontado com as imagens da lambança, disse que expulsou o Éder por conta de "algo" que ele disse (sem, no entanto, revelar o quê).

Mas a cereja do bolo ficou para o final...

Tentando desesperadamente justificar a sua opinião, o comentarista termina dizendo que o Flamengo foi campeão de dois campeonatos brasileiros subsequentes e o Atlético Mineiro, ao contrário, não ganhou nada. Uma falácia sem tamanho. Primeiro porque o fato do Flamengo ter ganho mais campeonatos nos anos seguintes não significa que o time era melhor no momento específico daquela partida, e o mais importante: mesmo que o time do Flamengo fosse realmente melhor do que o time do Atlético, isso não dá o direito ao árbitro de prejudicar o time mais fraco e, muito menos, prova que o comentarista está certo em sua análise dos lances.

Lamentável em todos os sentidos.

No comments:

Post a Comment