Comentarista assistente de vídeo


"O VAR não tinha o direito de corrigir o pênalti mal marcado contra o São Paulo."



"Estamos conseguindo desmoralizar a ferramenta que deveria deixar tudo mais transparente"

No primeiro jogo da semi-final do campeonato paulista, São Paulo 0 x 0 Palmeiras, a grande polêmica foi a desmarcação do pênalti para o Palmeiras após a ajuda do assistente de vídeo. O árbitro achou que o atacante do Palmeiras foi empurrado pelo defensor do São Paulo mas o VAR achou que não. O que fazer nestes casos? O VAR deve avisar o árbitro ou ele não deve interferir? Vamos perguntar para os comentaristas? Acho melhor não...

Vejam só, os dois comentaristas concordam que não foi pênalti mas ambos acham que o VAR não poderia ter interferido na marcação errada do mesmo! Como assim? O VAR não foi criado para corrigir os pênaltis mal assinalados?

O primeiro comentarista tem tanta certeza que: "o VAR não tinha direito de corrigir o pênalti mal marcado" que critica duramente a FPF dizendo que: "VAR caótico da Federação Paulista prejudicou o Palmeiras de novo". Segundo ele, a cartilha da Federação Paulista de Futebol diz que o VAR: "só deve entrar em ação caso se note ou suspeite de erro claro e óbvio".

O segundo comentarista acha que o VAR não poderia interferir porque (pasmem): "o árbitro pareceu convicto" da marcação, e acrescenta: "tanto que apitou sem titubear".

Tudo besteira...

Em primeiro lugar, o VAR não "corrige" nada... ele apenas aconselha o árbitro a revisar o lance. A decisão final de revisar ou não e, principalmente, alterar ou não a marcação, continua sendo do árbitro.

No caso do lance do pênalti, quem disse que o assistente de vídeo não achou que a marcação do árbitro foi um "erro claro"? O próprio comentarista (que nunca foi juiz na vida) percebeu "claramente" que não foi pênalti, por que uma pessoa experiente não poderia ter feito o mesmo? O árbitro achou que o atacante foi empurrado, o VAR viu que ele não foi, isto não é um erro óbvio (evidente, que não deixa dúvida)?

A justificativa de que o árbitro "apitou sem titubear" é risível e melhor nem comentar...

Agora o mais importante: os comentaristas escrevem seus artigos sem antes se informar sobre o assunto. Não existe nenhuma "regra" que impeça o VAR de atuar nos casos de "lances subjetivos". Basta consultar o documento VAR Protocol da FIFA, para ver que em casos de "decisões subjetivas, a revisão em vídeo é frequentemente apropriada":



Resumindo: na verdade, os comentaristas erraram muito em seus comentários e mostraram que eles é que estão precisando urgente de um "Comentarista Assistente de Vídeo".

No comments:

Post a Comment